Oficinas e Minicursos

Confira abaixo a ementa das oficinas, realizadores, data e local

 5/11

Mini Curso: Produção Cultural Acessível
Data: 05/11, 10h às 18h
Local: Auditório do Arquivo Nacional – Praça da República, 173, Centro, Rio de Janeiro – RJ
Esta oficina destina-se a estudantes, produtores culturais e interessados no tema. O conteúdo será baseado no conceito social da deficiência; o que é e para que serve a acessibilidade; o que a lei diz a respeito; acessibilidade e inclusão na cena atual da cultura, o mercado cultural de patrocínios e a relevância da Acessibilidade Cultural na formação dos profissionais da cultura.
Realização:
Ingrid David Alves de Carvalho
Leticia  dos  Santos Grativol
Renata Silencio de Lima

Oficina 1: Literatura Surda Contemporânea
Data: 05/11, 10h às 12h
Local: CBAE – Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo, Rio de Janeiro, RJ
A oficina tem como objetivo apresentar ao público aspectos da produção de literatura surda na contemporaneidade. Para tanto, abordará o conceito de literatura surda e os modos de produção, circulação e recepção de três manifestações artísticas: a Visual Vernacular; a Poesia de A a Z; e o Slam Surdo, disponibilizando elementos para a experimentação destas, a partir de atividades de composição poética.
Realização:
Bruno Abrahão (UFRJ)
Danielle Cristina Mendes Pereira (UFRJ)

Oficina 2: Programa de Acessibilidade para Museus: Aspectos técnicos para sua formulação e implementação
Data: 05/11, 9h às 13h
Local: Auditório do Museu da Geodiversidade – Av. Athos da Silveira Ramos 274, Bloco F, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro – RJ
A proposta desta oficina é apresentar e discutir aspectos técnicos envolvidos na formulação e implementação de um Programa de Acessibilidade em um museu. Serão abordadas questões relativas à legislação brasileira sobre o tema, conceitos de acessibilidade, inclusão, Desenho Universal e Acessibilidade Cultural. Apresentar-se-á também algumas possibilidades de recursos de tecnologia assistiva para a fruição, participação e expressão da pessoa com deficiência em museus.
Realização:
Desirée Nobre Salasar

Oficina 3: A Cultura e a Convenção sobre a Proteção de Promoção da Diversidade das Expressões Culturais
Data: 05/11, 14h às 18h
Local: CBAE – Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo – RJ

A proposta da Oficina é apresentar o histórico e o conteúdo da Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, adotada pela UNESCO em 2005, e diferenciá-la das Convenções da Unesco sobre Patrimônio Cultural. Será abordada também a contribuição da cultura para a agenda 2030 de desenvolvimento sustentável da ONU, em suas dimensões social, econômica, ambiental e institucional.
Realização:
Giselle Dupin 

Oficina 4: Acessibilidade Cultural e Envelhecimento
Data: 05/11, 13h às 17h
Local: Auditório do Museu da Geodiversidade – Av. Athos da Silveira Ramos 274, Bloco F, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro – RJ
A oficina tem como principal temática a relação estabelecida entre o publico idoso e o campo cultural. A partir de experiências prévias do público alvo, a proposta é refletir sobre o acesso aos diferentes espaços culturais, buscando identificar e discutir na perspectiva dos idosos, os principais fatores que os aproximam ou os afastam das vivências culturais. A oficina incluirá uma visita ao Museu da Geodiversidade com posterior roda de conversa sobre a experiência.
Realização:
Claudia Reinoso Araujo de Carvalho
Aline Rocha de Souza F. de Castro

Oficina 5: Audiodescrição: a perspectiva da consultoria
Data: 05/11, 14h às 18h
Local: CBAE – Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo – RJ
Estimulação à audiodescrição de si próprio. Sensibilização ao recurso da audiodescrição. Suporte da legislação brasileira. Modalidades em que ela se aplica e suas especificidades. Reflexões sobre uma audiodescrição de qualidade. Cadeia produtiva. Perfil do consultor em audiodescrição. Formação técnica. O papel do consultor dentro da cadeia de produção. Barreiras atitudinais que o profissional enfrenta. Capacitação para a equipe de atendimento ao público alvo do recurso.
Realização:
Felipe Monteiro 

Oficina 6: Livro, Leitura e Biblioteca para Todos
Data: 05/11, 14h às 18h
Local: CBAE – Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo – RJ
A oficina trabalhará com o livro e a leitura como bens públicos e disponíveis para todos. A partir de livros em múltiplos formatos acessíveis, serão propostas diferentes estratégias e mediações, utilizando diferentes mídias, suportes, materiais e recursos de acessibilidade que possibilitem a experimentação de diferentes formas de ler, se relacionar e interagir com o livro, a leitura, a literatura e as histórias.
Realização:
Carla Mauch

Oficina 7: Gastronomia Acessível e Acessável: Compartilhando Conhecimento e Cultura a partir de nossas receitas de família
Data: 05/11, 17h às 20h
Local: Sala 103 do Bloco N do Centro de Ciências da Saúde (CCS) – Ilha do Fundão – Cidade Universitária – Av. Carlos Chagas Filho, 373.
Vivência com alunos das disciplinas “Etiqueta e Comensalidade”, “Comunicação em Gastronomia”, “Gestão de Eventos Gastronômicos” e “Acessibilidade em Gastronomia”, todas do Curso de Graduação em Gastronomia da UFRJ.
Realização:
Universitários da UFRJ dos Cursos de Graduação em Gastronomia e em Engenharia de Alimentos.
Coordenação: Verônica Mattoso

6/11

Oficina 8: Ateliê Sound painting and word touching: pintando com palavras, descobrindo com as mãos e sentido com a alma
Data: 06/11, 17h30 às 19h30
Local: CBAE – Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo – RJ
Realização:
Josélia Neves

Oficina 9: Maletas Pedagógicas para TODOS
Data: 06/11, 17h30 às 19h30
Local: CBAE – Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo – RJ
O conceito de maletas pedagógicas tem como grande objetivo a junção de diferentes recursos, que podem ser em formatos variados,  com vista a proporcionar aprendizagens, sensibilizar públicos, transmitir informação, etc.
A oficina de “Maletas pedagógicas: Um olhar sobre a deficiência visual” visa a criação de um conjunto de recursos de baixo custo, relacionados com a compreensão da imagem por parte de pessoas com deficiência visual, que possam ser recriados/utilizados em contextos práticos na área da educação e/ou da cultura.
Realização:
Carla Freire

Oficina 10: Escrita fácil e com símbolos
Data: 06/11, 17h30 às 19h30
Local: CBAE – Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo – RJ
Esta oficina encontra as suas premissas no modelo da diversidade funcional, que
implica o respeito de uns pelos outros e o esforço de todos para reduzir o diferencial entre o que se oferece e exige e o que cada um é capaz de fazer em determinado contexto.
Uma das mais importantes necessidades do ser humano, é o seu relacionamento com os outros. Para expressão das suas necessidades, da sua vontade, para troca de pontos de vista, para um aumento do conhecimento mútuo, para fazer amigos, para a sua realização profissional, a comunicação é fator essencial.
Muitas pessoas não são capazes de comunicar através da fala, o que nos leva necessariamente à questão:
Como é que alguém que não fala pode comunicar?
A comunicação aumentativa e alternativa, aliada à escrita fácil, tem como objetivo a oferta de métodos de ampliação das capacidades remanescentes de comunicação, ou de substituição, no caso da ausência de qualquer forma de expressão comunicativa perceptível.
Realização:
Célia Sousa (Centro de Recursos para a Inclusão Digital – ESECS do IPLeiria)

7/11

Oficina 11: Tecnologia Assistiva – Cocriando Espaços Educativos e Inclusivos no Museu – Oficina Criativa, utilizando Tecnologia Assistiva para incluir a todos
Data: 07/11, 9h às 12h (TURMA 1) e  14h às 17h (TURMA 2)
Local: CBAE – Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo, Rio de Janeiro, RJ
A proposta da oficina é cocriar espaços Educativos do Museu, favorecer a experimentação de recursos alternativos e de uso coletivo para a pintura e o desenho, e a criação e experimentação de jogos adaptados, utilizando recursos de tecnologia assistiva para facilitar a participação de todos, como os materiais desenvolvidos pelo projeto Diversidade na Rua da Mercur, assim como utensílios pensados para outras funções como esponja para lavar louça ou pincel para fazer a barba, além de materiais para construção ou adaptação de jogos.
Realização:
Miryam Bonadiu Pelosi
Vera Lúcia Vieira de Souza
Ana Paulo Cazeiro
Cristina Fank
Silda Santos

Oficina 12: Legendagem e Audiodescrição no audiovisual
Data: 07/11, 14h00 às 16h00
Local: Cinema Nosso – Rua do Rezende, 80, Lapa – RJ
Estudos da tradução audiovisual acessível, envolvendo a legendagem para surdos e ensurdecidos como um recurso de acessibilidade cultural. Introdução teórica e prática da LSE, destacando-se as últimas pesquisas realizadas pelo Grupo LEAD/UECE, sobretudo no que tange ao tema da segmentação de legendas. Apresentação de experiências com a LSE para o cinema e para o teatro. Orientações para as etapas de legendagem: tradução – marcação (início e fim da legenda) – revisão – gravação no vídeo ou projeção no caso das legendas para o teatro.
Realização:
Bruna Leão 

Oficina 13: Libras e audiovisual
Data: 07/11, 16h00 às 18h00
Local: Cinema Nosso – Rua do Rezende, 80, Lapa – RJ
A oficina trabalhará sobre o processo de incidência e regulamentação da inserção da janela de Libras no audiovisual, desde a produção de conteúdos, sua qualidade, exibição, distribuição e formação de público.
Realização:
Carla Mauch e Danilo da Silva Santos

8/11

Minicurso 2: A audiodescrição em Contextos Escolares: por uma abordagem dialógica
Data: 08/11, 14h às 17h
Local: CBAE – Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo – RJ
Desencadeamento de reflexões sobre a presença da Audiodescrição no contexto escolar, a partir de estudos e publicações na Interface audiodescrição e educação, considerando a perspectiva  de uma abordagem dialógica da audiodescrição.
Realização:
Jefferson Fernandes (UFRN)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios