Comunicações

Desde a edição do V ENAC,  a presença de apresentações de trabalhos que relatam experiências ou apresentam pesquisas na área tem enriquecendo a nossa programação.  Neste ano, recebemos cerca de 45 trabalhos , 35 foram selecionados para compor a programação do VI ENAC. Se faz necessário identificar novas pesquisas, trabalhos e experiências em todo o país, bem como, mapear novas iniciativas, ampliar o intercâmbio de profissionais, pesquisadores, estudantes e trabalhadores com o objetivo de acrescentar novos pares à rede de Articulação, Fomento e Formação em Acessibilidade Cultural.
As comunicações aprovadas  atenderam os seguintes critérios: adequação à temática; relevância, atualidade e inovação;consistência teórica, clareza, pertinência e consecução dos objetivos; adequação da metodologia utilizada; qualidade da sistematização e organização do resumo submetido, observando a capacidade de síntese e clareza de exposição; adequação do título.
Verifique abaixo os temas geradores das comunicações:

TEMAS

– Acessibilidade Cultural e Tecnologia Assistiva
Contempla estudos que estabelecem interface entre tecnologia assistiva e acessibilidade, considerando os diversos cenários culturais e educacionais

– Acessibilidade em Ambientes Culturais
Compreende reflexões sobre iniciativas e estudos centrados na acessibilidade dirigida para os diversos ambientes culturais.

– Arte e Educação Inclusiva
Estudos e reflexões centradas nas diversas linguagens artísticas e sua manifestação em contextos escolares, considerando a presença de alunos que são contemplados pela educação especial.

– Formação em Acessibilidade Cultural
Contempla diversos cenários e experiências formativas de profissionais das áreas da gestão pública, da cultura, das artes e da educação tendo como referência a acessibilidade cultural.

– Políticas Públicas e Acessibilidade Cultural
Contempla estudos, práticas e reflexões que abordam a pauta da acessibilidade cultural em relação as políticas públicas.

– Programas, Projetos e Ações Culturais acessíveis
Compreende relatos de experiência, pesquisas e reflexões sobre programas, projetos e ações culturais que atuam na promoção da acessibilidade cultural desenvolvidos em instituições públicas, mistas e privadas, de educação formal, não formal e informal.

Acesse a listagem dos trabalhos aprovados aqui.
Confira o cronograma das comunicações aqui.

Destacamos que as audiodescrições das comunicações apresentadas são de responsabilidade dos autores.

Anúncios