Trabalhos Aprovados no VI ENAC

Confira abaixo os trabalhos aprovados no VI ENAC divididos pelos eixos temáticos.

Dentro dos próximos dias os autores de trabalhos aprovados receberão informes da data e horário de apresentação na programação, orientações para a apresentação e as indicações de ajustes sugeridos pela Comissão Científica para publicação nos anais do VI ENAC.

Em caso de dúvidas, os proponentes de trabalhos não aprovados poderão entrar em contato através do email: enac@forum.ufrj.br

Acessibilidade Cultural e Tecnologia Assistiva

BIBLIOTHECA LUX: TECNOLOGIA ASSSITIVA PARA DEFICIENTES VISUAIS
Diego Martins Aragão da Silva, Cladice Nobile Diniz

GOLDWANA EM MOVIMENTO: PROPOSTAS PARA ACESSIBILIDADE USANDO TECNOLOGIA ASSISTIVA
Rita de Cássia Oliveira Gomes, Cristiana de Barcellos Passinato, Rose Lane Loureiro Gadelha de Azedia, Damiane Daniel Silva Oliveira dos Santos, Vilma Frazão de Melo

PROPOSTA ACESSIBILIDADE TECNOLOGIA EM MUSEUS À COMUNIDADE SURDA: O USO FERRAMENTAS DO ISPRING/QUIZMAKER
Gabriel Lélis Cordeiro do Carmo, Nubia Fernanda Laismann

 

Acessibilidade em Ambientes Culturais

 A ACESSIBILIDADE EM MUSEUS SEGUNDO A PERSPECTIVA DE ALUNOS SURDOS DE CURSO DE PEDAGOGIA
Tania Chalhub, Marisa Gomes, Angelica Rodrigues

APP MGEO: O USO DE UM APLICATIVO PARA APOIAR A VISITA ESPONTÂNEA DE SURDOS COM O USO DA REALIDADE AUMENTADA
Priscyla Gonçalves Ferreira Barbosa, Simone Bacellar Leal Ferreira, Aline Rocha de Souza Ferreira de Castro

HÁ INCLUSÃO DE SURDOS NOS MUSEUS DO RIO DE JANEIRO?
Teresa Cristina Scheiner, Jessica Xavier Valente

NOVOS CAMINHOS PARA ACESSIBILIDADE EM AMBIENTES CULTURAIS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE
Dilma de Andrade Negreiros, Jenny Gil Sousa

“OLHO DE SOGRA”: PATRIMÔNIO E MEDIAÇÕES CULTURAIS ACESSIBILIZADAS EM PELOTAS
Leandro Pereira, Marisa Helena Degasperi, Doris Couto

 O MUSEU COMO AGENTE NA RECONSTITUIÇÃO E NA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA E DA IDENTIDADE SURDA-MUITO ALÉM DA ACESSIBILIDADE
Roberta Silva Vilariño Aguilera Albuquerque

 O USO DE ESPAÇOS NÃO ESCOLARES PARA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA POR SURDOS SINALIZANTES: AVALIANDO O ESTADO DA ARTE
Bruna Carla Domingues Fernandes, Tania Chalhub de Oliveira

PRÁTICAS ACESSÍVEIS NO ESPAÇO CULTURAL ESCOLA SESC: INTRODUÇÃO A FERRAMENTAS DE AÇÃO
Juliana Xavier Rufino

 PRODUÇÃO DE RECURSOS ACESSÍVEIS PARA O ACOLHIMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MUSEU DA GEODIVERSIDADE (IGEO/UFRJ)
Tatiana de Castro Barros Fonseca, Nathally de Almeida Rosário, Aline Rocha de Souza Ferreira de Castro, PatrIcia Silva Dorneles

UM NOVO OLHAR SOBRE A ACESSIBILIDADE E SEUS CAMINHOS ATRAVÉS DO TEATRO A DISFORMIDADE DO DISFORME: A DEFICIÊNCIA COMO PARTE DA CONDIÇÃO HUMANA
Fagner Carvalho Oliveira

WAYFINDING E ACESSIBILIDADE EM INSTITUIÇÕES CULTURAIS: ESTUDOS DE CASO NO CAAC, ESPANHA; SERRALVES, PORTUGAL E INHOTIM, BRASIL
Robson Xavier da Costa

Arte e Educação Inclusiva

CRIAÇÃO (IN-VITRO) E VALIDAÇÃO DE SINAIS-TERMO NA LSB EM CONTEXTO DE PESQUISA ACADÊMICA NA ÁREA DA SAÚDE
Flávia Roldan Viana, Gisele Aparecida dos Santos Araújo, Isaack Saymon Alves Feitoza Silva, Jefferson Fernandes Alves, Luiza de Medeiros Moura

LIVROS EM MULTIFORMATO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAR IDENTIDADES ATRAVÉS DE HISTÓRIAS LÚDICAS
Aparecida Carina Alves de Souza, Mônica Alves de Matos Pereira, Allan Damasceno Rocha

MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA E SAÚDE: PRODUZINDO E INCLUINDO O SABER CIENTÍFICO 
Rosana Lima Gerpe, Priscila Tamiasso-Martinhon

Formação em Acessibilidade Cultural

CONVERSANDO SOBRE ACESSIBILIDADE: CONVERSANDO SOBRE ACESSIBILIDADE NO MUSEU DA GEODIVERSIDADE DA UFRJ
Damiane Daniel Silva Oliveira dos Santos, Tatiana de Castro Barros Fonseca, Aline Rocha de Souza Ferreira de Castro, Patricia Silva Dorneles, Jean Chistophe Houzel

OFICINA (RE)PRODUÇÃO TÁTIL: UMA VIVÊNCIA FORMATIVA NA UFRN
Elizabeth Romani, José Alfonso Ballestero-Álvares

Políticas Públicas e Acessibilidade Cultural

ACESSIBILIDADE NA REDE DE PONTOS DE CULTURA DE SÃO PAULO
Bruna Burkert, Patricia Dorneles

 DO IMPERATIVO ‘AO POVO, PÃO E CIRCO’ AO DIREITO À CULTURA: A ACESSIBILIDADE COMO FERRAMENTA INCLUSIVA NA CAPITAL CAPIXABA
Lilian Pereira Menenguci

PATRIMÔNIO PARA TODOS? UMA BREVE ANÁLISE SOBRE ACESSIBILIDADE CULTURAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS SITES DOS MUSEUS FEDERAIS
Desirée Nobre Salasar, Aline Regiane de Jesus da Mota, Francisca Ferreira Michelon

  

Programas, Projetos e Ações Culturais Acessíveis 

ATIVIDADES DE ESTÁGIO EM LETRAS/LIBRAS E IMPACTOS GERADOS NO MUSEU NACIONAL
Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck, Fernando Barcellos Razuck

A FOTOGRAFIA E O COMPARTILHAMENTO DO OLHAR COM E PARA PESSOAS CEGAS
Andrea Gurgel de Freitas, Carla Sofia Freire

ACESSIBILIDADE CULTURAL: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO MUSEAL
Hilda Gomes, Bianca Reis

ACESSANDO UNS AOS OUTROS: ATENÇÃO CONJUNTA E EXPERIÊNCIA COM A ARTE COM GRUPOS HETEROGÊNEO
Mariana Moreno, Lívia Geoffroy, Amanda Rego, Ítalo Santos, Manuela Romero, Virgínia Kastrup

BIBLIOTECAS COMO EQUIPAMENTOS DIFUSORES DA DIVERSIDADE NAS ESCOLAS DA FIRJAN SENAI
Bernardo José de Oliveira Palma, Daniele Vicente de Azevedo, Gabriel Gonçalves Gaspar, Maria Fernanda Esteves Correa de Macedo, Suzana Amaral Figueiredo, Vitor Bruno Teixeira do Nascimento

EXPOSIÇÃO ITINERANTE ACESSÍVEL DO MUSEU DE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS
Christina da Silva Camillo, Edilayne Christina Souza Cavalcanti Dias, Bruno Lima de Brito, Juliana Pinheiro Magro, Elizabeth Romani, Andrea Gurgel de Freitas, Simone Almeida Gavilan

PRÁTICAS EDUCATIVAS E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA IMERSÃO NA ACESSIBILIDADE CULTURAL
Hilda S.Gomes, Fredson R.M. Araujo, Evandra M. P. Varella, Izabel C. M. Alves Santos,
Thais de S. S. Pereira, Thamiris M. da Silva

 RELATO DE EXPERIÊNCIA : ACESSIBILIDADE EM GASTRONOMIA NÃO É UMA HIERARQUIA, MAS UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA HUMANIZANDO SERES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Letícia M. C. Santos, Tamires Christine Pereira da Silva, Verônica de Andrade Mattoso

RECURSOS DE ACESSIBILIDADE EM ÓPERAS NA UNICAMP
Nicole Somera, Fernanda Landim

RECURSOS HUMANOS E INCLUSÃO: UMA EXPERIÊNCIA QUE UNE PESSOAS E SUAS DIFERENÇAS
Monica Almeida Gavilan, Fabio Silva, Rodrigo dos Santos Serra, Marcelo de Azevedo Lima

RESSIGNIFICAÇÃO DE IDENTIDADE SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UMA PROPOSTA COLABORATIVA ENTRE ESPORTE ADAPTADO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Aparecida Carina Alves de Souza, Mônica Alves de Matos Pereira, Allan Damasceno Rocha

‘SEGUE A PREOCUPAÇÃO COM ACESSIBILIDADE!’: OS LIVROS DE COMENTÁRIOS DA CASA DA CIÊNCIA (UFRJ) E MUSEU CIÊNCIA E VIDA (FUNDAÇÃO CECIERJ)
Karlla Kamylla Passos dos Santos, Jessica Norberto Rocha

 

 

 

 

 

 

Anúncios